domingo, 10 de março de 2013

Artigo

LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Leandro Medeiros

RESUMO

Nas aulas de Educação Física Escolar em todo o Brasil, é fato o maior fascínio dos escolares por esportes coletivos, em especial os que envolvem o objeto bola, em decorrência disso, muitos professores só trabalham com estes conteúdos nas aulas, seja por comodismo ao que está mais fácil e aceito pela maioria, seja por falta de informação sobre outros conteúdos. De acordo com BRASIL (2007), o papel da Educação Física no que tange os conteúdos propostos são: esporte, ginástica, danças, jogos, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo, mas nem sempre isso sai do papel e se torna realidade. O objetivo deste estudo é fazer com que os professores de Educação Física enfrentem os problemas da realidade e os empecilhos criados por eles mesmos para contemplar o conteúdo lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Muitos professores possuem receios de contemplar as lutas como conteúdo, tais como: de gerar e promover a violência, qual vai ser a reação dos gestores da escola e pais ao saberem que os alunos estão lutando nas aulas de Educação Física Escolar e também por muitas vezes de não conhecerem muito sobre lutas, já que nos cursos superiores de Educação Física, o tema lutas é pouco explorado na maioria das faculdades e universidades brasileiras. Através de um estudo bibliográfico, este trabalho objetiva esclarecer dúvidas dos professores de Educação Física Escolar e mostrar a importância de trabalhar o conteúdo lutas e apresentar uma proposta de como fazer isso de maneira segura e eficiente. O estudo concluiu que não é necessário que os professores tenham experiências práticas em alguma luta, mas sim, conhecimento e informações sobre o tema. Para isso seria importante que os cursos superiores de Educação Física Escolar trabalhassem de maneira específica de como contemplar este conteúdo na realidade escolar.  Este estudo mostra como isso é possível, abordando o tema nos diferentes aspectos: conceitual, atitudinal e procedimental, fornecendo assim conhecimento e segurança para que o professor de educação física possa explorar com seus alunos este tema proposto pelos PCNS.

Palavras chaves: educação física escolar, lutas.

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