LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Leandro Medeiros
RESUMO
Nas
aulas de Educação Física Escolar em todo o Brasil, é fato o maior fascínio dos
escolares por esportes coletivos, em especial os que envolvem o objeto bola, em
decorrência disso, muitos professores só trabalham com estes conteúdos nas
aulas, seja por comodismo ao que está mais fácil e aceito pela maioria, seja
por falta de informação sobre outros conteúdos. De acordo com BRASIL (2007), o papel
da Educação Física no que tange os conteúdos propostos são: esporte, ginástica,
danças, jogos, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo,
mas nem sempre isso sai do papel e se torna realidade. O objetivo deste estudo
é fazer com que os professores de Educação Física enfrentem os problemas da
realidade e os empecilhos criados por eles mesmos para contemplar o conteúdo
lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Muitos professores possuem receios
de contemplar as lutas como conteúdo, tais como: de gerar e promover a
violência, qual vai ser a reação dos gestores da escola e pais ao saberem que
os alunos estão lutando nas aulas de Educação Física Escolar e também por
muitas vezes de não conhecerem muito sobre lutas, já que nos cursos superiores
de Educação Física, o tema lutas é pouco explorado na maioria das faculdades e
universidades brasileiras. Através de um estudo bibliográfico, este trabalho
objetiva esclarecer dúvidas dos professores de Educação Física Escolar e
mostrar a importância de trabalhar o conteúdo lutas e apresentar uma proposta
de como fazer isso de maneira segura e eficiente. O estudo concluiu que não é
necessário que os professores tenham experiências práticas em alguma luta, mas
sim, conhecimento e informações sobre o tema. Para isso seria importante que os
cursos superiores de Educação Física Escolar trabalhassem de maneira específica
de como contemplar este conteúdo na realidade escolar. Este estudo mostra como isso é possível,
abordando o tema nos diferentes aspectos: conceitual, atitudinal e
procedimental, fornecendo assim conhecimento e segurança para que o professor
de educação física possa explorar com seus alunos este tema proposto pelos
PCNS.
Palavras
chaves: educação física escolar, lutas.
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